Ceasas podem ganhar Frente Parlamentar em defesa do setor
Congresso Latino-Americano de Centrais de Abastecimento
Abastecimento alimentar

Proposta para a criação do grupo surgiu em novembro, durante o último Congresso Latino-Americano de Centrais de Abastecimento que reuniu, no Ceará, representantes de países como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, México e outros

Dirigentes de Centrais de Abastecimento brasileiras articulam a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa das Ceasas, no Congresso Nacional, em Brasília. A ideia surgiu durante o último Encontro Latino-Americano das Centrais de Abastecimento, realizado entre os dias 09 e 11 de novembro, em Fortaleza, no Ceará. 

De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e da Ceasa Paraná, Éder Bublitz, a criação da Frente promove, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas referentes ao setor de abastecimento alimentar, dando força às demandas da área.

“Vamos formar grupos de trabalho para discussão e implementação das pautas sugeridas no Encontro. As ceasas são grandiosas, geram milhares de empregos diretos e indiretos, são estruturas importantes de escoamento para os agricultores e tem papel fundamental na segurança alimentar e nutricional do nosso país”, ressaltou o presidente da Abracen.

Imagem removida.
Representantes da Abracen se reuniram no dia 10. Nesse momento, o presidente da Ceasa Pernambuco, ex-deputado federal Bruno Rodrigues, sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar em defesa das Ceasas, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A sugestão foi acatada pelo presidente da Abracen e por todos os participantes.

 

Imagem removida.

A vice-diretora da Abracen para a Região Sudeste e presidente da Ceasa Rio de Janeiro, Bainca de Carvalho, considera importante a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Ceasas.

“As ceasas brasileiras devem figurar como protagonistas dos investimentos públicos nos planejamentos governamentais”, observou Bianca de Carvalho.

União Mundial dos Mercados

Na ocasião, o diretor da União Mundial dos Mercados Atacadistas (WUWM, em inglês) e vice-presidente da Flama, Raul Giboudot, afirmou que o Brasil tem grandes chances de assumir a próxima cadeira da WUWM, mesmo tendo como concorrentes representantes de duas das maiores economias do mundo, a China e a Índia.

Imagem removida.
(Da esq. para a dir.) Raul Giboudot, vice-presidente da Flama e diretor da WUWM; Ana Carvalho, secretária de Desenvolvimento Agrário do Ceará; Eder Bublitz, presidente da Abracen e da Ceasa/PR; e Juan Félix Soriano, secretário de Relações Públicas da Conacca - Confederação Nacional de Agrupamentos de Comerciantes de Ceasas do México.

A WUWM está presente em 40 países, nos cinco continentes. Atua nos níveis internacional, regional e local para promover cadeias de abastecimento de alimentos frescos, inclusivos e sustentáveis, a fim de garantir o desenvolvimento de mercados atacadistas modernos.

Os grupos de trabalho regionais da WUWM desenvolvem parcerias e programas que respondem aos desafios e prioridades particulares de cada região.

Integração Latino-Americana

Além de Bublitz, participaram do encontro presidentes, diretores e trabalhadores de mais de 30 ceasas, associações e sindicatos brasileiros;  mandatários de 65 ceasas mexicanas, da Confederação Nacional de Agrupamentos de Comerciantes de Ceasas (Conacca); e representantes de quase 300 mercados atacadistas, associações e instituições públicas e privadas de abastecimento da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e outros países ligados à Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento (Flama).

“Trabalhamos em prol do abastecimento latino-americano unido. É isso que buscamos e precisamos. As Ceasas não são estruturas nem edifícios. São pessoas. Por isso estamos aqui trocando informações e aprendendo com quem sabe. Agradeço aos irmãos da América-Latina pela presença. São pessoas com larga experiêcia em gestão e funcionamento de Ceasas, que contribuem muito ao compartilharem suas vivências”, destacou Bublitz.

Imagem removida.
O Congresso Latino-Americano de Ceasas reuniu representantes de mais de 300 mercados atacadistas, associações, sindicatos e instituições públicas e privadas de abastecimento do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, México e outros países latino-americanos.

Vitrine do setor

O Congresso Latino-Americano de Centrais de Abastecimento é a principal reunião de profissionais – públicos e privados – ligados à Segurança Alimentar e Nutricional em países da América Latina. A importância do evento reside na possibilidade de se discutir temas ligados ao Abastecimento Alimentar, pois são assuntos que impactam na vida das pessoas e da sociedade como um todo.

O objetivo principal do encontro foi proporcionar o debate sobre temas como comercialização; geração de negócios; combate ao desperdício de alimentos; regulamentação de mercado; boas práticas; integração latino-americana; entre outros, de modo a produzir ideias de melhorias em tais áreas de discussão, para que sejam transformadas em propostas a serem levadas às autoridades responsáveis por sua implementação.

Tendo como temas principais “A importância da Comercialização para o Fortalecimento da Agricultura” e “Combate ao Desperdício de Alimentos”, o encontro destacou o papel dos mercados atacadistas no desenvolvimento das cidades, na geração de empregos e na oferta de alimentos de qualidade a preços acessíveis.

Durante o congresso, a Ceasa Ceará, anfitriã do evento, completou meio século de funcionamento.

Bodas de ouro

O casamento de 50 anos da Ceasa Ceará com a população cearence foi celebrado durante todo o Congresso. No dia do aniversário (09/11), a instituição foi homenageada durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Imagem removida. Imagem removida. Imagem removida.

Na ocasião, funcionários, permissionários e famílias de permissionários mais antigos, além de autoridades que ajudaram a construir a história da Ceasa/CE, também receberam homenagens.

“Para nós é motivo de muito orgulho e muita honra poder servir à população desse estado levando alimento de qualidade à mesa das famílias cearenses. Parabéns a todos que fazem parte dessa história e obrigado pela confiança”, comemorou o presidente da Ceasa Ceará, José Leite.

Visita técnica

Imagem removida.
Outra agenda do Congresso Latino-Americano das Centrais de Abastecimento foi uma visita técnica às instalações da Ceasa/CE, localizada no município de Maracanaú, vizinho à capital Fortaleza.

 

Na ocasião, os participantes do encontro foram recepcionados pela Banda Sinfônica de Maracanaú, pela diretoria da Ceasa/CE e por secretários municipais.

Conheceram ainda a fábrica do projeto Mais Nutrição, com capacidade para produzir poupas de frutas e sopas desidratadas de beterraba, cenoura, macarrão e outros ingredientes saudáveis. Foram investidos mais de R$ 2 milhões na construção da fábrica e aquisição dos maquinários.

Imagem removida.
Dando continuidade à programação, houve visita aos pavilhões da Ceasa/CE e às instalações da Rádio Ceasa Web.
Imagem removida.
A presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho, o secretário de Relações Públicas da Conacca (México), Juan Soriano, e o presidente da Unidade Agroalimentar de  Montevideu - UAM (Uruguai), Daniel Garin, deram entrevista para a Rádio Ceasa WEB, do Ceará.

Palestras do Congresso

No dia 10 de novembro, a mesa de abertura do evento foi composta pelos presidentes de Ceasa Ceará (José Leite); da Abracen (Éder Bublitz); da BR Brastece (Valdir Lemos); vice-presidente da Flama (Raul Giboudot); representante da FAO/ONU, Walter Belik; e secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Ana Teresa Carvalho, que apresentou a palestra “A Importância da Comercialização para o Fortalecimento da Agricultura no Ceará”.

Imagem removida.
(Da dir. Para a esq.) Raul Giboudot, vice-presidente da Flama e diretor da WUWM; Eder Bublitz, presidente da Abracen e da Ceasa/PR; Ana Carvalho, secretária estadual de Desenvolvimento Agrário do Ceará; José Leite, presidente da Ceasa/CE; Valdir Lemos, presidente da BR Brastece; e Walter Belik, representante da FAO-ONU.

A secretária Ana Carvalho ressaltou que se destacam na atividade agrícola do Ceará as produções de cana de açúcar, milho, banana, caju, castanha de caju, leite de vaca, entre outros. Ana Teresa disse ainda que, atualmente, 929 mil pessoas estão ocupadas em atividades agropecuárias no estado.

Carvalho é a primeira mulher a assumir a pasta. Ela também foi a primeira prefeita da cidade de Jaguaruana, município a 190 km da capital cearense, Fortaleza, eleita em 2012, e a primeira presidente do Instituto Agropolos, que atua no desenvolvimento rural sustentável. 

Painel nº 1: Regulamento de Mercado – Palestrante: Artur César Nogueira (Consultor da Ceasa/AL) – Mediador: José Leite (Presidente da Ceasa/CE). Abordou-se a questão da regulamentação como principal ferramenta para disciplinar algumas situações que interferem no funcionamento e dia a dia das ceasas. Destacou-se ainda que o regulamento de mercado deve atentar-se às peculiaridades e necessidades de cada Ceasa.

Painel nº 2: Combate ao Desperdício de Alimentos – Palestrante: Onélia Leite de Santana (Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará) – Mediadora: Débora Melo (Nutricionista do Programa Mais Nutrição.

Imagem removida.

A secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará, Onélia Santana, apresentou dados do Projeto Mais Nutrição. De acordo com a ex-primeira dama do Ceará, o programa garante a segurança alimentar e nutricional regular a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade no estado.

Painel nº 3: Comercialização – Oportunidades e Ameaças – Palestrantes: Alexandre Bardin e Mário Gadioli (Ceasa Campinas/SP). Mediador: Claudinei Barbosa (Ceasa Campinas/SP). Destacou-se que as Centrais de Abastecimento são grandiosas, geram milhares de empregos diretos e indiretos e são estruturas importantes de escoamento para os agricultores. Observou-se, ainda, que as Ceasas brasileiras devem ser colocadas nos planejamentos governamentais como protagonistas dos investimentos públicos.

Imagem removida.
Participantes do Congresso.

Painel nº 4: Privatizações – Perspectivas e Resultados – Palestrantes: Noé Xavier da Silva (Presidente da Associação Comercial da Ceasa/MG). Mediador: José Leite (Presidente da Ceasa/CE). O presidente Noé Xavier lembrou que a Ceasa Minas Gerais foi incluída no Plano Nacional de Desestatização no ano de 2000.

Desde então está impedida de receber qualquer tipo de investimento público em infraestrutura, estacionamentos, iluminação, banheiros, monitoramento de imagens, etc, o que provoca sucateamento, eleva os custos de manutenção e onera lojistas e produtores. Observou ainda que a Ceasa Minas não pode mais conviver com a insegurança jurídica provocada pela indefinição do destino da empresa.

Imagem removida.
O presidente da Ceasa Ceará, José Leite (à direita) entrevista o vice-presidente da Câmara Argentina de Atividade Frutihortícola (CAAF), Marcos Danuzzo, durante o Encontro no Ceará.

Representatividade

O Congresso Latino-Americano de Centrais de Abastecimento foi realizado pela Federação Latino-Americana dos Mercados de Abastecimento (Flama); pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e pela Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes dos Entrepostos de Abastecimento (BR Brastece).

Reuniu mandatários de mais de 30 ceasas, associações e sindicatos brasileiros (Abracen e BR Brastece); representantes de 65 ceasas mexicanas (Conacca); mercados atacadistas, associações e instituições públicas e privadas de abastecimento da Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Bolívia e outros países, incluindo quase 300 supermercados (Flama).

Participaram:

Presidente da Abracen e da Ceasa Paraná, Éder Bublitz;

Presidente da BR Brastece, Valdir Lemos;

Vice-presidente da Flama, diretor da União Mundial dos Mercados Atacadistas (WUWM, em inglês) e membro da Câmara Argentina de Atividade Frutihorticola (CAAF), da Argentina, Raul Giboudot;

Secretário de Relações Públicas da Confederação Nacional de Agrupamentos de Comerciantes de Ceasas (Conacca), do México, Juan Félix Soriano Cruz;

Diretora da Conacca (México), Marlem Pichardo Gonzales;

Vice-presidente da CAAF (Argentina), Marcos Danuzzo;

Representante do Mercado Central de Corrientes, na Argentina, Maria Stutz;

Representante da Central de Abastecimento de Berazategui, na Argentina, Graciela Lucero;

Presidente da Unidade Agroalimentar de Montevidéu (UAM), no Uruguai, Daniel Garin;

Chefe de Gestão da Informação do Mercado Central de Assunção, no Paraguai, Sebastian Fernandes;

Consultores da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), Altivo Cunha e Walter Belik;

Representante da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), Anibal Fontes;

Presidente da Ceasa Ceará, José Leite;

Presidente da Ceasa Mato Grosso do Sul, Daniel Nascimento;

Presidente da Ceasa Natal – RN, Flávio Moraes;

Presidente da Ceasa Pernambuco, Bruno Rodrigues;

Presidente da Ceasa Rio de Janeiro, Bianca de Carvalho;

Assessor de Comunicação da Ceasa Rio de Janeiro, Alex Melo;

Presidente da Ceasa Rio Grande do Sul, Ailton Machado;

Presidente da Ceasa Aracaju, Wilson Nunes;

Vice-presidente da Ceasa Brasília - DF, Dannyel Dantas;

Diretor da Ceasa Campinas - SP, José Guilherme Lobo;

Diretor da Ceasa Florianópolis – SC, Fernando dos Santos;

Gerente da Ceasa Belo Horizonte - MG, Humberto Ceolin;

Presidente da Associação Comercial da Ceasa Minas Gerais, Noé Xavier;

Vice-presidente da Associação Comercial da Ceasa Minas Gerais, Karina Santiago;

Representante da Ceasa Caruaru – Pernambuco, José Junior;

Representante da Ceasa Espírito Santo, Gelson Foeger;

Consultor de mercado da Ceasa Alagoas, Artur Nogueira;

Secretário executivo da Abracen Pernambuco, José Amaro;

Responsável pelo escritório da Abacen Brasília, Jusmar Chaves;

Secretária da Abracen Brasília, Lorrayne de Araújo;

Diretor nordeste da Abracen, Carlos Almeida;

Vice-presidente da BR Brastece Campinas, Marco Dami;

Superintendente da BR Brastece, Mario Gadioli;

Representante da BR Brastece Minas gerais, Noé Silva;

Representante da BR Brastece Brasília, Luciano Vilela;

Representante da BR Brastece São Paulo, Rafael Cajueiro;

Presidente da Associação dos usuários Permanentes da Ceasa Rio Grande do Sul, Fabiano Kuhnen;

Presidente da Companhia de desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), em Juazeiro, na Bahia, João Tosta;

Economista e professor Rosivaldo Batista;

Entre outros.