Ceasa/RJ e secretaria da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro fazem parceria
foto
Integração

Aliança vai beneficiar usuários da pasta municipal e moradores vizinhos da central de abastecimento

Usuários dos serviços oferecidos pela secretaria da Pessoa com Deficiência, da cidade do Rio de Janeiro, vão contar agora com frutas, verduras, legumes e outros produtos frescos doados pelo Banco de Alimentos da Ceasa/RJ, unidade de Irajá, na Zona Norte da capital fluminense.

A secretária da pasta, Helena Werneck, visitou o entreposto comercial nesta quinta-feira (24/11) e se encontrou com a presidente da instituição, Bianca de Carvalho. A parceria firmada entre elas contempla ainda a oferta dos serviços da secretaria para os moradores das regiões vizinhas à Ceasa de Irajá.

O subsecretário de Gestão da pasta, Michaell Santana, afirmou que as pessoas com deficiências ou seus familiares podem fazer um cadastro junto à secretaria para receberem atendimento pedagógico, psicológico, educação física, fisioterapia e outros tipos de acolhimentos.

“Estamos estreitando o contato com a Ceasa para iniciarmos esse trabalho e podermos identificar a melhor forma de atuar”, apontou Santana.

Doação de alimentos

A presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho, destaca a importância das doações feitas pelos lojistas ao Banco de Alimentos e apela para que outras pessoas também doem.

“Quanto mais doações chegarem ao Banco, mais poderemos ajudar. Esses alimentos chegam a quem realmente precisa”, ressalta.

O diretor do Banco de Alimentos, Carlos Augusto Quintanilha, disse que recebe mais de 15 ligações e e-mails por dia de pessoas pedindo doação de alimentos. Muitos são representantes de instituições socioassistenciais que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

“Infelizmente não podemos atender todos. Mas podemos pedir que nossos amigos lojistas, comerciantes, donos de hortifrútis, supermercados, que doem para nosso Banco de Alimentos”, solicitou Quintanilha.

O chefe de Fomento à Agricultura Familiar da Ceasa/RJ, Thiago Nemésio, também participou da reunião.

Ele lembrou que a Ceasa está pleiteando, junto ao Ministério da Cidadania, a renovação dos recursos advindos do Programa Alimenta Brasil (PAB), antigo PAA – Programa de Aquisição de Alimentos.

“Esses recursos são muito importantes para o Banco de Alimentos. Além de beneficiarem as pessoas com fome, ajudam também os agricultores, que vendem seus produtos a preços justos”, avalia Nemésio.