Ceasa/RJ abre Chamada Pública para compra de alimentos da agricultura familiar
Chamada Pública
Abastecimento

Hortifrutigranjeiros adquiridos com quase R$ 2,5 milhões do Governo Federal serão doados para instituições socioassistenciais que também devem participar da chamada

Gerar renda no campo, impulsionar a economia fluminense e combater a insegurança alimentar. Com esses objetivos, a Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa/RJ) abriu a Chamada Pública Nº 001/2023 para comprar, de pequenos agricultores, alimentos que serão distribuídos a organizações sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

Diversos tipos de frutas, verduras, legumes e ovos, produtos orgânicos e tradicionais, serão comprados. Os recursos para as compras durante o ano de 2023 chegam a R$ 2.436.000,00 (dois milhões quatrocentos e trinta e seis mil reais), oriundos do Governo Federal, através do Programa Alimenta Brasil (PAB).

O coordenador do PAB na Ceasa/RJ, Thiago Nemésio, ressalta que existem muitas vantagens para os produtores selecionados no projeto. Entre elas, uma tabela de preços fixos, que permite um maior planejamento financeiro, e uma variedade de culturas, já que 112 tipos de produtos podem ser adquiridos.

A coordenadora do Banco de Alimentos da Ceasa/RJ, Tatiana Neves, comemora o chamamento público. De acordo com ela, o equipamento de segurança alimentar tem dificuldades em atender todos os pedidos de ajuda e esse edital vem em boa hora.

Agricultura RJ

A presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho, destaca a parceria que a instituição tem com importantes representantes do setor agrícola fluminense, entre eles a Secretaria Estadual de Agricultura e as Comissões de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e da Câmara Municipal.

“Cada agricultor cadastrado no Banco de Alimentos recebe até R$ 12 mil por ano. Essa produção é destinada a creches, escolas, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e instituições da rede socioassistencial. São milhares de pessoas envolvidas. O Banco de Alimentos não parou durante a pandemia e verificamos a necessidade de ampliar os recursos. E o apoio dos nossos parceiros foi fundamental para conseguirmos essa ampliação”, afirma Bianca de Carvalho.

Como participar

Os agricultores interessados em vender para o Banco de Alimentos da Ceasa e as instituições socioassistenciais que desejam receber esses produtos devem apresentar a documentação listada no edital até o dia 08 de abril. Os resultados serão divulgados até o dia 24 de abril, no site da Ceasa.

Todas as condições exigidas para participação na Chamada Pública Nº 001/2023 estão disponíveis no edital.

Para maiores informações e esclarecimento de dúvidas, os interessados podem enviar mensagens para o WhatsApp da Ceasa (21) 2333-8243 ou enviar e-mail para o endereço eletrônico paaceasarj@hotmail.com