Resultado da Chamada Pública 001/2023 saiu nesta segunda (29/05)
Conheça os produtores rurais contemplados
Abastecimento alimentar

Conheça os produtores rurais contemplados. Instituições assistenciais aprovadas serão conhecidas na 1ª quinzena de junho

Os agricultores familiares do estado do Rio de Janeiro que se cadastraram para vender alimentos à Ceasa/RJ, em 2023, já podem verificar se os seus nomes foram contemplados. Os resultados saíram nesta segunda-feira (29/05). A lista das instituições socioassistenciais que irão receber as doações desses alimentos será divulgada na primeira quinzena de junho.

Como funciona

578 produtores rurais de 39 municípios, dos 92 existentes no estado do Rio, vão vender diversos tipos de produtos tradicionais e orgânicos para a Ceasa/RJ, como frutas, verduras, legumes, grãos, ovos, mel. 

Esses produtos serão doados para o Banco de Alimentos da Ceasa/RJ, que irá repassá-los para as instituições socioassistenciais contempladas. São creches, asilos, hospitais, centros religiosos, associações de moradores e outras entidades que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar.

A verba para a compra desses alimentos da agricultura familiar chega a R$ 2.436.000,00 (dois milhões quatrocentos e trinta e seis mil reais). O dinheiro veio do Governo Federal, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e deve ser utilizado até dezembro de 2023.

Objetivos

Ao fazer a gestão do PAA no estado do Rio de Janeiro, a Ceasa/RJ contribui para o desenvolvimento da economia fluminense, principalmente no campo, e para o combate à insegurança alimentar e nutricional das pessoas que mais precisam.

“Os produtos da agricultura familiar são mais frescos, com um teor nutricional alto, e colaboram para que essas pessoas tenham hábitos alimentares saudáveis. Além disso, a compra desses produtos promove geração de renda na área rural e estimula a continuidade das famílias no campo”, destacou a presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho.

Em 2023

Poderão ser fornecidas para a instituições socioassistenciais, até dezembro deste ano, uma variedade de 112 produtos, entre frutas, verduras, legumes, hortaliças, grãos, ovos e mel. As pessoas atendidas por essas instituições terão acesso a alimentos mais saudáveis e in natura, produzidos no próprio estado do Rio de Janeiro, sendo 50% destes alimentos orgânicos e de base agroecológica.

Em 2022

Ano passado, cerca de 360 pequenos agricultores, de 26 municípios do estado do Rio, foram beneficiados com a contratação pela chamada pública. Foram quase um milhão e meio de reais (R$ 1,5 milhão) destinados para a compra de aproximadamente 500 toneladas de 87 diferentes produtos da agricultura familiar.

Juntos esses alimentos chegaram até 62 mil pessoas atendidas por 234 instituições socioassistenciais, todas no estado do Rio, entre janeiro e agosto de 2022.

Clique aqui e confira a lista com o nome dos produtores rurais contemplados em 2023.