Instituições contempladas na Chamada Pública 001/2023 vão receber doações do Banco de Alimentos da Ceasa/RJ
A Associação Beneficente de Ação da Cidadania e Cultura (Abacc), de Duque de Caxias, foi uma das cerca de 400 instituições contempladas
Abastecimento alimentar
A Associação Beneficente de Ação da Cidadania e Cultura (Abacc), de Duque de Caxias, foi uma das cerca de 400 instituições contempladas
A Associação Beneficente de Ação da Cidadania e Cultura (Abacc), de Duque de Caxias, foi uma das cerca de 400 instituições contempladas

Saiu nesta segunda-feira (19/06) a lista com o nome das instituições aprovadas. Quem tiver qualquer tipo de dúvida pode entrar em contato através do endereço eletrônico chamadapublica.ceasarj@gmail.com ou pelo telefone (21) 96721-7993.

As instituições assistenciais do estado do Rio de Janeiro que se cadastraram para receber doações do Banco de Alimentos da Ceasa/RJ, em 2023, já podem verificar se os seus nomes foram contemplados. Os resultados saíram nesta segunda-feira (19/06). Dúvidas podem ser tiradas nos contatos: chamadapublica.ceasarj@gmail.com ou (21) 96721-7993.

Como funciona

As instituições assistenciais aprovadas são cerca de 400. Elas vão receber doações de alimentos frescos produzidos por produtores rurais do estado do Rio de Janeiro. 

Essas instituições também são todas do estado do Rio e atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. São creches, casas de repouso, asilos infantis, centros religiosos, núcleos esportivos, unidades de recuperação para dependentes químicos etc.

A estimativa é que sejam doadas cerca de 10 toneladas de alimentos por semana, produtos tradicionais e orgânicos, como frutas, verduras, legumes, grãos, ovos e mel. 

Esses alimentos serão produzidos por 578 agricultores familiares de 39 municípios, dos 92 existentes no estado do Rio, aprovados na mesma Chamada Pública 001/2023, como vendedores. A Ceasa/RJ vai comprar a produção deles.

A verba para a compra desses alimentos da agricultura familiar chega a R$ 2.436.000,00 (dois milhões quatrocentos e trinta e seis mil reais). O dinheiro veio do Governo Federal, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e deve ser utilizado até dezembro de 2023.

Objetivos

Ao fazer a gestão do PAA no estado do Rio de Janeiro, a Ceasa/RJ contribui para o desenvolvimento da economia fluminense, principalmente no campo, e para o combate à insegurança alimentar e nutricional das pessoas que mais precisam.

“Os produtos da agricultura familiar são mais frescos, com um teor nutricional alto, e colaboram para que essas pessoas tenham hábitos alimentares saudáveis. Além disso, a compra desses produtos promove geração de renda na área rural e estimula a continuidade das famílias no campo”, destacou a presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho.

Em 2023

Poderão ser fornecidas para a instituições socioassistenciais, até dezembro deste ano, uma variedade de 112 produtos, entre frutas, verduras, legumes, hortaliças, grãos, ovos e mel. 

As pessoas atendidas por essas instituições terão acesso a alimentos mais saudáveis e in natura, produzidos no próprio estado do Rio de Janeiro, sendo 50% destes alimentos orgânicos e de base agroecológica.

Em 2022

Ano passado, o Banco de Alimentos da Ceasa/RJ doou quase 600 toneladas de produtos frescos para 350 instituições assistenciais. Estima-se que 70 mil pessoas foram beneficiadas. 

Clique aqui e confira a lista com o nome das instituições assistenciais contempladas em 2023.